Política fiscal

Política fiscal

1

Política fiscal é a denominação dada à política de tributação (receita) e gastos (despesas e investimentos) que um governo adota em determinado momento.

A adoção de uma política fiscal que admita déficits (quando as despesas são maiores do que as receitas) pode levar ao aumento do endividamento e/ou das emissões de moeda, pois a diferença em geral é coberta com emissões de títulos da dívida pública, embora os dois mecanismos possam ser usados simultaneamente.

No primeiro caso, a dívida interna aumentará exercendo uma pressão sobre as taxas de juros e no segundo podem ocorrer pressões inflacionárias.

Para combater o déficit, uma política fiscal poderá optar pela redução de despesas (queda dos investimentos e consumo do governo e também a contração dos salários reais dos servidores) e/ou o aumento de receitas pela majoração de impostos (aumento de alíquotas e criação de novos tributos).

Dependendo da situação econômica, essa última medida tem um efeito recessivo inibindo os investimentos privados ou o consumo das famílias.

Dúvidas, críticas, sugestões de verbetes? Entre em contato conosco.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber as notificações de novas publicações!

ARTIGOS SIMILARES

1

1

1 COMENTÁRIO

Deixar uma resposta