O conteúdo sobre economia tem sido um grande carro chefe do marketing de conteúdo em empresas com os mais diversificados ramos de atuação. Por identificar em seu público-alvo o interesse pelo assunto, a economia tem despertado olhares dos times de marketing e das agências de conteúdo.
Mas afinal, por que produzir conteúdo sobre economia?
Marketing de conteúdo sobre economia: um mundo de possibilidades
A construção de conteúdo sobre economia, por um lado, pode ser uma dor para muitos profissionais e agências de conteúdo, por suas especificidades, análises complexas e termos técnicos. Por outro lado, é uma porta que se abre para conquista de leads qualificados, engajar e fidelizar clientes, construção de uma marca forte frente e oportunidade de demonstrar autoridade.
Toda produção se inicia com a identificação da importância do tema para seu público alvo e o conteúdo sobre economia tem sido pesquisado por muitas pessoas com os mais diferentes interesses. A facilidade que o advento Pix e Open Finance trouxeram para o cotidiano das pessoas, tornou a economia um tema mais recorrente em rodas de conversas. Assim como os novos influencers que disseminam assuntos como investimento na bolsa de valores.
O marketing de conteúdo por si só é uma estratégia poderosa para empresas que desejam se conectar com seu público-alvo, e a temática economia deveria estar no seu radar!
Identifique os seus desafios
Quando se identifica a necessidade de produzir conteúdo sobre determinado assunto, logo recorre-se às pesquisas. Porém, para alguns temas, elas não são suficientes. É necessário habilidades com termos técnicos e, para superar essas dificuldades, muitas vezes o melhor passo a se tomar é contar com um especialista no assunto, deixando a equipe focada em estratégias.
No marketing de conteúdo sobre economia, é possível perceber algumas queixas comuns nos profissionais. Veja a seguir os 5 principais desafios ao produzir sobre esse tema:
- Complexidade e Domínio técnico sobre o assunto: conteúdo sobre economia quase sempre será carregado de análises e termos que, por vezes, um profissional de marketing ou publicidade pode não conhecer. Produzir conteúdos que expressam a tecnicidade, coesão e coerência, pode se tornar uma dor do time;
- Fontes de pesquisa: como falamos no artigo Crônicas econômicas, as fontes de pesquisa podem ser um problema. O IBGE não possui uma plataforma de dados intuitiva e, sem conhecimento especializado, é difícil selecionar fontes e linhas de pensamento adequadas;
- Habilidade de comunicação: é preciso comunicar assuntos complexos, analíticos e cheios de termos técnicos de forma simples, coesa e profunda. Alinhar informações elaboradas em um texto de fácil compreensão, que de fato gerem valor, pode ser desafiador;
- Bloqueio criativo: quando se produz um conteúdo de assuntos especializados, normalmente os profissionais se apegam a termos técnicos, e com conteúdo sobre economia não é diferente. Conectar assuntos quentes do mercado com o cotidiano de seu público-alvo pode gerar bloqueios ou conteúdos rasos;
- Gerar valor: no marketing de conteúdo, seja em agências de conteúdo ou times dentro da empresa, gerar relevância com as produções é uma meta. E como gerar valor com um assunto tão complexo e multifacetado como a economia?
Conteúdo sobre economia não precisa ser um bicho de sete cabeças
A produção de conteúdo sobre economia exige tempo, esforço e recursos. Há a necessidade de pesquisas profundas, entendimento de termos técnicos, conectar diversos assuntos para criar e analisar o que se comunica. Apesar dos desafios, a temática oferece grandes oportunidades para empresas e profissionais.
Na Análise Econômica, a construção de todo conteúdo passa por bastante planejamento. A identificação da necessidade de cada cliente é o norte para a construção de estratégias assertivas. Começamos com o mapeamento dos seguintes pontos:
- tom de voz: (ex.: positiva, animada, técnica, formal)
- pessoa (ex.: 3ªa pessoa),
- termos do universo do cliente (ex.: câmbio, banking as a service etc)
- território verbal (ex.: palavras que são importantes para se conectar com seu público alvo)
- palavras negativas (palavras que não devemos usar ou devemos evitar),
- linhas editoriais (ex.: inovação, tecnologia, câmbio etc), foco (ex.: autoridade e relevância)
Com tudo isso em mãos, definimos as periodicidades, o formato e tipo dos conteúdos e damos início à produção. Todo mês definimos um calendário editorial com temas daquele período, então nosso time estrutura os textos com seus outlines, escreve, revisa e envia para o cliente. Ao seguir esses passos, com certeza você também conseguirá enfrentar esses pequenos dragões diários.
—> E mais confira “Histórias que encantam: o poder do Marketing de Conteúdo”.
A produção de conteúdos sobre economia por parte do time AE cobre diversos formatos: e-books, newsletters, blog posts, vídeos, webinars, podcasts, dentre outros. Todas as produções podem te ajudar a superar os desafios. Conheça a AE Content para conteúdos estratégicos que nutrem e engajam!