A Inteligência Artificial, basicamente, visa criar máquinas que simulam o pensamento humano. Essa é uma definição simplificada, mas que reflete o frenesi e os esforços em torno desse conjunto de tecnologias.
Além disso, é um dos mais promissores campos de estudo acadêmico. A IA porque tem um potencial disruptivo sem igual, pois pode impactar a forma que empresas e a sociedade operam.
No campo empresarial, a IA vai muito além da automação mecânica. Ela engloba processos cognitivos e a capacidade de aprendizado.
Soluções como o popular ChatGPT demonstraram para pessoas e empresas que a IA não se limita a atividades repetitivas, numerosas e manuais. A inteligência artificial também pode criar coisas, analisar dados e tomar decisões baseada em regras.
Veja a seguir o que é Inteligência Artificial (IA), como funciona e quais os seus tipos.
Vamos nessa!
O que é inteligência artificial?
A Inteligência Artificial, muito conhecida por sua sigla IA, é um amplo campo de estudos. O propósito desse campo é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma.
A IA é um campo multidisciplinar. Ela envolve várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado.
IA também tem relação direta à robótica, ao Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), ao reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias. Em suma, o grande objetivo da IA é criar máquinas que possam operar com o mesmo nível de capacidade cognitiva que os humanos. Em muitos casos, busca-se até superá-los.
Nos últimos anos, a IA emergiu como uma força transformadora em vários setores. A chamada Inteligência Artificial Generativa colocou a tecnologia em contato direto com as pessoas de maneira simples e vem revolucionando a forma como as pessoas veem IA.
Mas há tempos que a IA já vem revolucionando o modo como as empresas conduzem os negócios. Ao incorporar a Inteligência Artificial em suas operações, as organizações podem obter maior eficiência, tomar melhores decisões e prover experiências aprimoradas aos clientes.
Hoje, a adoção da IA é uma ação indispensável dentro da rotina corporativa. É um diferencial competitivo importante para se destacar da concorrência.
Como funciona a Inteligência Artificial?
De forma objetiva, como a inteligência artificial é um conjunto de tecnologias, ela funciona por meio de uma combinação de:
- algoritmos (comandos e sequências de instruções),
- dados (como os disponíveis na internet)
- e computação (principalmente a capacidade de processamento das máquinas).
Assim, a IA é um complexo nó de processos que possibilita às máquinas aprender, se adaptar e tomar decisões baseadas em dados. Por esta razão, não existe um único “tipo” ou “modelo” de IA.
Existem várias abordagens, incluindo o aprendizado de máquina (machine learning), aprendizado profundo (deep learning) e processamento de linguagem natural – PLN (natural language processing – NLP), cada uma com seus métodos e aplicações próprias.
O que é o Chat GPT?
O Chat GPT, por exemplo, é um algoritmo com base em inteligência artificial. Seu nome é uma sigla que significa “Generative Pre-Trained Transformer”, que em uma tradução literal seria “Transformador Generativo Pré-Treinado”.
Essa ferramenta foi criada pela empresa OpenAI, um laboratório de pesquisas de inteligência artificial nos Estados Unidos.
Em sua criação, a plataforma foi desenvolvida com a ajuda de redes neurais e machine learning. O foco do Chat GPT são diálogos virtuais entre a máquina e o usuário, portanto, é também um caso de aplicação de PLN.
Tipos de Inteligência Artificial
A IA não funciona de uma única maneira. Existem diferentes tipos de Inteligência Artificial, cada um com seus próprios objetivos e abordagens. São três grandes categorias:
- Inteligência de Máquina (machine Intelligence): são máquinas (computadores) capazes de executar tarefas programadas específicas, como reconhecimento de padrões, tomada de decisão lógica ou aprendizado com experiências passadas. O principal objetivo desta categoria é automatizar processos e agilizar as tarefas diárias, levando ao aumento da eficiência.
- Inteligência Humanóide (humanoid Intelligence): são máquinas que imitam facetas (senão todo) comportamento humano, como robôs semelhantes à humanos. Essas máquinas executam tarefas como conversar, reconhecer rostos ou expressar emoções. A aplicação gira em torno do desenvolvimento de interfaces digitais mais humanas e inteligentes em dispositivos, com experiência aprimorada para melhor interação do usuário.
- Inteligência Coletiva (collective intelligence): são redes intrincadas capazes de tomar decisões coletivas. Essas redes consistem em múltiplos agentes inteligentes interconectados que colaboram para resolver problemas complexos. O objetivo é desenvolver sistemas sofisticados que possam tomar decisões coletivas, como em um sistema financeiro inteligente, para otimizar resultados e processos decisórios.
—> Baixe gratuitamente o e-book Impacto da Inteligência Artificial na Economia Brasileira
Mas também existem diferentes tipos de IA no que diz respeito às suas características operacionais, como:
- IA reativa: funciona com base em regras pré-programadas e não é capaz de aprender com a experiência ou construir uma memória.
- IA de memória limitada: pode se lembrar de experiências passadas e usá-las para informar as decisões futuras.
- IA de teoria da mente: é capaz de entender estados mentais tais como crenças, desejos e intenções.
- IA autoconsciente: está ciente de seus próprios estados mentais e pode usar esta informação para raciocinar sobre o mundo.
Quer saber mais sobre o impacto da inteligência artificial na sua empresa? A Análise Econômica pode te ajudar com estudos que geram crescimento, valor e ações reais.