Em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), a capacidade de tomar decisões estratégicas eficazes e navegar por cenários econômicos em constante mutação torna-se crucial para o sucesso de médias e grandes empresas.
A construção e utilização de cenários econômicos surge como uma ferramenta poderosa para auxiliar CEOs, diretores e profissionais de inteligência de mercado a visualizar o futuro, identificar oportunidades e mitigar riscos.
Veja mais a seguir.
Compreendendo a natureza dinâmica dos cenários econômicos
A economia global está em constante transformação, impulsionada por diversos fatores como avanços tecnológicos, mudanças geopolíticas, tendências socioculturais e eventos disruptivos. A pandemia global e a guerra na Ucrânia, são exemplos recentes de como eventos inesperados podem gerar impactos significativos no cenário econômico mundial. E como se preparar para o inesperado?
A construção de cenários econômicos nesse sentido pode ser um grande aliado na preparação para um futuro incerto e volátil.
Um cenário econômico é uma projeção do futuro da economia, elaborada com base em análises de tendências, indicadores e eventos relevantes. Sendo assim é um ótimo aliado para a tomada de decisões estratégicas por empresas, governos entre outros agentes econômicos. Mas afinal, como se dá a construção de cenários econômicos?
Construção de cenários econômicos
Para as projeções serem assertivas há uma série de pontos que os economistas levam em consideração para sua construção:
- Plausividade: tem como base dados e pesquisas, os economistas buscam ser realistas e factíveis em suas análises;
- Flexibilidade: consideram diferentes possibilidades e variáveis, para que se tenha uma visão abrangente de futuro;
- Relevância: focados em questões e desafios específicos do contexto em que se aplica a construção;
- Utilidade: a construção deve ser útil e fornecer informações valiosas as empresas, órgãos públicos ou qualquer outro agente econômico.
Ainda é possível separar os de cenários econômicos em três tipos:
- Exploratório: aqui explora-se caminhos e alternativas para o futuro;
- Normativo: o mais provável caso nada mude drasticamente, seria a tendência dos acontecimentos de acordo com a norma (normal);
- Preditivo: fica entre os outros dois cenários, é aquele que tenta prever os comportamentos.
Por fim, ainda é necessário se atentar a amplitude do cenário, se é otimista, realista ou pessimista. O realista se dá como cenário base, já o pessimista puxa para baixo, como o próprio nome diz, enquanto o otimista eleva o cenário.
O poder da construção dos cenários econômicos como ferramenta de estratégia
Os cenários econômicos podem ser utilizados nos mais diversos setores e pelos mais variados tomadores de decisões para:
- Planejamento estratégico: Definição de metas e objetivos para o futuro da empresa.
Um excelente estudo de caso sobre planejamento estratégico foi o lançamento da Magalu na bolsa de valores em 2011. Através de planejamento em 2014 tem nove centros de distribuições integrados, passa por seu ciclo de transformação digital à partir de 2015 e em 2016 se torna a empresa de capital aberto que mais se valorizou no mundo
- Gestão de risco: Identificação e mitigação de riscos potenciais.
Não é possível prever grandes acontecimentos, como a pandemia mundial, mas algumas empresas estiveram à frente em uma época tão complexa, através da gestão de riscos. A Natura, que sempre foi conhecida por suas revendedoras, embarcou de vez na era digital e em 2020 recebeu o prêmio de empresa mais inovadora do país.
- Alocação de recursos: Direcionamento de investimentos e recursos de forma estratégica.
A compra ou não da empresa HubSpot pela Google depende muito de estudo como as projeções dadas em um cenário econômico.
- Tomada de decisão voltada à inovação: sendo base importante sobre investimentos, lançamento de produtos, expansão para novos mercados, entre outros.
Um exemplo aqui seria o Grupo Boticário, que possivelmente utilizou da construção de cenários econômicos para criar o cargo de diretor de inteligência artificial.
Jeito AE de construir cenários econômicos
Na Análise Econômica a construção dos cenários econômicos começam sempre com um olhar para a estrutura econômica: como ela é composta (variáveis, cenário etc), como se comporta e como se movimenta.
A partir dessa análise estrutural, acompanhamos periodicamente a conjuntura econômica. A conjuntura é um retrato de como as variáveis (sejam endógenas ou exógenas) estão em determinado período de tempo. Por isso começar pela estrutura é fundamental.
Parte importante da análise ocorre entre a estrutura e a conjuntura que é a escolha dos modelos. Utilizamos diversos modelos e avaliamos tais modelos de acordo com os resultados apurados por eles. Nosso time de economistas está sempre atento ao que há de mais moderno e inovador na pesquisa econômica.
Feito tudo isso, nosso time se reúne semanalmente para discutir em conjunto os avanços e mudanças na estrutura e na conjuntura, para avaliar modelos e seus resultados e estruturar os reports aos nossos clientes.
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