BLOG DA AE

Tecendo o futuro com cenários econômicos

construindo cenários econômicos

Em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), a capacidade de tomar decisões estratégicas eficazes e navegar por cenários econômicos em constante mutação torna-se crucial para o sucesso de médias e grandes empresas. 

A construção e utilização de cenários econômicos surge como uma ferramenta poderosa para auxiliar CEOs, diretores e profissionais de inteligência de mercado a visualizar o futuro, identificar oportunidades e mitigar riscos.

Veja mais a seguir. 

Compreendendo a natureza dinâmica dos cenários econômicos

A economia global está em constante transformação, impulsionada por diversos fatores como avanços tecnológicos, mudanças geopolíticas, tendências socioculturais e eventos disruptivos. A pandemia global e  a guerra na Ucrânia, são exemplos recentes de como eventos inesperados podem gerar impactos significativos no cenário econômico mundial. E como se preparar para o inesperado?

A construção de cenários econômicos nesse sentido pode ser um grande aliado na preparação para um futuro incerto e volátil. 

Um cenário econômico é uma projeção do futuro da economia, elaborada com base em análises de tendências, indicadores e eventos relevantes. Sendo assim é um ótimo aliado para a tomada de decisões estratégicas por empresas, governos entre outros agentes econômicos. Mas afinal, como se dá a construção de cenários econômicos?

Construção de cenários econômicos

Para as projeções serem assertivas há uma série de pontos que os economistas levam em consideração para sua construção: 

  • Plausividade: tem como base dados e pesquisas, os economistas buscam ser realistas e factíveis em suas análises;
  • Flexibilidade: consideram diferentes possibilidades e variáveis, para que se tenha uma visão abrangente de futuro; 
  • Relevância: focados em questões e desafios específicos do contexto em que se aplica a construção;
  • Utilidade: a construção deve ser útil e fornecer informações valiosas as empresas, órgãos públicos ou qualquer outro agente econômico. 

Ainda é possível separar os de cenários econômicos em três tipos:

  • Exploratório: aqui explora-se caminhos e alternativas para o futuro;
  • Normativo: o mais provável caso nada mude drasticamente, seria a tendência dos acontecimentos de acordo com a norma (normal);
  • Preditivo: fica entre os outros dois cenários, é aquele que tenta prever os comportamentos.

Por fim, ainda é necessário se atentar a amplitude do cenário, se é otimista, realista ou pessimista. O realista se dá como cenário base, já o pessimista puxa para baixo, como o próprio nome diz, enquanto o otimista eleva o cenário. 

O poder da construção dos cenários econômicos como ferramenta de estratégia

Os cenários econômicos podem ser utilizados nos mais diversos setores e pelos mais variados tomadores de decisões para:

  • Planejamento estratégico: Definição de metas e objetivos para o futuro da empresa.

Um excelente estudo de caso sobre planejamento estratégico foi o lançamento da Magalu na bolsa de valores em 2011. Através de planejamento em 2014 tem nove centros de distribuições integrados, passa por seu ciclo de transformação digital à partir de 2015 e em 2016 se torna a empresa de capital aberto que mais se valorizou no mundo

  • Gestão de risco: Identificação e mitigação de riscos potenciais.

Não é possível prever grandes acontecimentos, como a pandemia mundial, mas algumas empresas estiveram à frente em uma época tão complexa, através da gestão de riscos. A Natura, que sempre foi conhecida por suas revendedoras, embarcou de vez na era digital e em 2020 recebeu o prêmio de empresa mais inovadora do país.

  • Alocação de recursos: Direcionamento de investimentos e recursos de forma estratégica. 

A compra ou não da empresa HubSpot pela Google depende muito de estudo como as projeções dadas em um cenário econômico.

  • Tomada de decisão voltada à inovação: sendo base importante sobre investimentos, lançamento de produtos, expansão para novos mercados, entre outros. 

Um exemplo aqui seria o Grupo Boticário, que possivelmente utilizou da construção de cenários econômicos para criar o cargo de diretor de inteligência artificial.

—> Inclusive, não perca tempo e baixe gratuitamente o e-book Impacto da Inteligência Artificial na Economia Brasileira.

Jeito AE de construir cenários econômicos

Na Análise Econômica a construção dos cenários econômicos começam sempre com um olhar para a estrutura econômica: como ela é composta (variáveis, cenário etc), como se comporta e como se movimenta. 

A partir dessa análise estrutural, acompanhamos periodicamente a conjuntura econômica. A conjuntura é um retrato de como as variáveis (sejam endógenas ou exógenas) estão em determinado período de tempo. Por isso começar pela estrutura é fundamental.

Parte importante da análise ocorre entre a estrutura e a conjuntura que é a escolha dos modelos. Utilizamos diversos modelos e avaliamos tais modelos de acordo com os resultados apurados por eles. Nosso time de economistas está sempre atento ao que há de mais moderno e inovador na pesquisa econômica.

Feito tudo isso, nosso time se reúne semanalmente para discutir em conjunto os avanços e mudanças na estrutura e na conjuntura, para avaliar modelos e seus resultados e estruturar os reports aos nossos clientes.

Ficou interessado? Quer saber mais?

Agende uma conversa com um de nossos especialistas em Inteligência de Mercado e saiba mais sobre o AE Consulting.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts