Nos últimos dias, só se fala em Black Friday, Esquenta Black Friday, November Black, e tantas outras variações. No meio desse frenesi, uma estratégia inusitada chamou atenção: o Burger King decidiu inovar enviando Pix de R$ 0,01 para todo o seu clube de fidelidade, anunciando sua campanha de Black Friday. Criativo, não é?
Mas afinal, qual é a origem da Black Friday e quais os impactos dessa data para a economia brasileira?
A Origem da Black Friday
Para entender a origem da Black Friday, voltemos aos anos 50 nos EUA, na cidade de Filadélfia. Como conta a Época Negócios, policiais usavam o termo para descrever o caos gerado pelas aglomerações de pessoas que buscavam por ofertas para o feriado de Ação de Graças.
Com o passar do tempo, o evento se tornou uma oportunidade para oferecerem descontos para gerar mais vendas. A popularização da Black Friday cresceu a ponto de à partir da década de 80 deixou de ser significado de caos para se tornar o momento de sair “do vermelho e entrar no preto”
A Black Friday no Brasil
Já no Brasil, a primeira Black Friday ocorreu somente em 2010, com a participação de 50 varejistas. Diferente do que se vê nos EUA, com filas desde as primeiras horas do dia, no Brasil há forte apelo para o ambiente online. A estratégia pode até se assemelhar quando o assunto é atrair clientes por grandes descontos, mas a desconfiança dos consumidores em relação aos descontos e as incertezas econômicas são grandes desafios para o varejo brasileiro.
Por outro lado, o Brasil adaptou-se ao incluir promoções antecipadas, como “Esquenta Black Friday” e suas variações de “Black Week” ou “Black November”.
Impacto para o varejo brasileiro
A Black Friday, assim como o Dia dos Namorados, são respiradouros para o varejo brasileiro. Impulsionando o consumo, é uma oportunidade para que os consumidores adquiram produtos com descontos significativos, dando aquele gás na economia e para os lojistas de todo o país.
O estudo “Panorama do Consumo Black Friday 2024”, mostrou que 70% dos consumidores planejam suas compras com antecedência, enquanto 30% estão atentos às oportunidades. Ainda é observado para meios de pagamento e parcelamento:
Meios de pagamentos escolhidos:
- 54% cartão de crédito
- 19% pix
- 16% usarão linhas de crédito
- 10% cartão de débito ou saldo em conta
- 1% boleto
Parcelamento
- 32% em até 3 parcelas
- 37% em 6 vezes
- 25% 12 vezes
- 6% em mais de 12 vezes
Ainda é preciso considerar os números do e-commerce que se mostram significativos. Só em 2023, a Black Friday movimentou R$7,2 bilhões no ambiente virtual, segundo os dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Mesmo com a sondagem divulgada pelo Niq Ebit (Nielsen), que apontou que a intenção de compra do consumidor em 2024 caiu de 79% para 73,6%, a expectativa do setor é de aumento real nas vendas deste ano. Já que a projeção da ABComm é de um aumento de 10,18%.
A Black Friday também tem um impacto significativo na logística e no transporte. Com o aumento das vendas, há uma maior demanda por serviços de entrega, o que gera empregos temporários e movimenta a economia local.
Segundo previsão da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), a temporada de contratações temporárias para o último trimestre de 2024 deve gerar cerca de 450 mil vagas, impulsionada pela Black Friday e pelo Natal. – Varejo SA
Desafios e oportunidades
O percentual de inadimplência do brasileiro pode ser um fator que faça com que as compras sejam menores, uma vez que pode dificultar o acesso ao crédito.
Oportunidade de inovação:
Não somente inovação nos meios tecnológicos, como os aplicativos da MagaLu e Boticário realizaram para montar uma melhor experiência do cliente, com ações e layouts específicos. Mas a inovação na forma de comunicar como o Burger King fez, que consiste como divulgado amplamente:
A transferência de R$0,01 via Pix para os clientes cadastrados em seu programa de fidelidade faz parte de uma campanha de marketing promovida por causa da semana da Black Friday e batizada de “#BKFriday”.
Ao fazer a transferência via Pix, a rede utilizou o campo de mensagem do sistema de transferências instantâneas para enviar uma mensagem sobre a promoção lançada para a Black Friday.
O texto explica que quem recebeu o depósito pode comprar dois BK Franguinhos pelo preço promocional de R$0,25. Descontado o valor do Pix recebido, a promoção de quatro nuggets sai por R$ 0,24.
E o que fica da Black Friday no Brasil?
A movimentação para grandes varejistas que disparam promoções e inovam cada vez mais na forma de criar experiência para o cliente, assim como a comunicação cada vez mais criativa tentando alcançar nos canais mais diversos (Pix que o diga).
A incorporação da tradição por lojistas menores, de pequenas cidades ou pequenos vendedores de Instagram que veem a oportunidade de faturar à mais bem próximo do pagamento do 13º de boa parte da população.
Com o aumento significativo das vendas, é preciso se atentar não somente ao dinheiro entrando no comércio e o poder aquisitivo da população. Mas também é necessário que se pense na saúde financeira do brasileiro, analisando índices de inadimplência, crédito, nível de endividamento e parcelamento.
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