BLOG DA AE

Case Mastercard: Análise Econômica de ponta a ponta no mercado financeiro

case mastercard

Quem é e o que faz a Mastercard?

A Mastercard é uma empresa multinacional americana de serviços financeiros, fundada em 1966 como Interbank Card Association (ICA) por um consórcio de bancos que buscavam competir com o BankAmericard, precursor da Visa. Em 1969, a ICA adotou o nome “Master Charge”, e em 1979, tornou-se oficialmente “MasterCard”. 

A chegada da Mastercard ao Brasil ocorreu em 1996, quando Citibank, Itaú e Unibanco fundaram a Redecard (atualmente chamada Rede). Empresa responsável pela captura, transmissão, processamento e liquidação de transações realizadas com cartões Mastercard no país. 

Em termos de relevância global, a Mastercard é uma das principais empresas de pagamento do mundo. Em abril de 2022, havia aproximadamente 1,05 bilhão de cartões de crédito e 1,54 bilhão de cartões de débito da Mastercard em circulação.

Nos Estados Unidos, a empresa representava 26% de todo o volume de compras com cartões de pagamento. Enquanto internacionalmente, 24% dos mais de US$624 bilhões gastos com cartões de pagamento em 2022 foram realizados com cartões Mastercard. 

No Brasil, a Mastercard alcançou aproximadamente 50% de participação de mercado em 2023, impulsionada por parcerias estratégicas com instituições como Itaú e Nubank. 

Além disso, o programa de fidelidade Mastercard Surpreenda registrou um aumento de 68% no número de novos usuários. Com crescimento de 220% no resgate de vouchers e benefícios no primeiro trimestre de 2024, atingindo números recordes. 

Compromisso com a inovação

A empresa também está comprometida com a inovação tecnológica. Até o final da década, a Mastercard planeja substituir a entrada manual de números de cartão e senhas por métodos de autenticação biométrica, como reconhecimento facial e impressões digitais, além de tornar os cartões sem número o padrão, visando aumentar a segurança e a conveniência nas transações. 

A Mastercard ainda continua a expandir sua presença, oferecendo soluções inovadoras como o Click to Pay, uma nova opção de pagamento digital para o e-commerce, e parcerias para permitir transferências de dinheiro através do WhatsApp.

Esses desenvolvimentos destacam a relevância contínua da Mastercard no mercado global de pagamentos, demonstrando sua capacidade de adaptação e liderança em um setor em constante evolução.

Parte importante desta história recente conta com a companhia da Análise Econômica. 

Qual foi a dor inicial?

A Mastercard Academy é uma plataforma de gestão de conhecimento da Mastercard, dedicada a capacitar clientes e parceiros no setor de pagamentos. Oferece treinamentos de alta qualidade conduzidos por especialistas, focados em produtos, serviços e inovações tecnológicas, com o objetivo de aprimorar a eficiência operacional e a lucratividade das empresas. 

Para atender às diversas necessidades dos profissionais, a Mastercard Academy disponibiliza uma ampla gama de experiências de aprendizagem, incluindo cursos presenciais e online. No Brasil, a Mastercard Academy oferece cursos ministrados por especialistas, proporcionando também oportunidades de networking com outros profissionais do mercado de pagamentos. 

A plataforma está comprometida em fornecer recursos educacionais que capacitem profissionais a prosperar no dinâmico setor de pagamentos, contribuindo para operações mais eficientes e inovadoras.

Quando a Mastercard Academy chegou até a Análise Econômica, eles tinham uma série de demandas de seus clientes e estavam justamente em busca de expandir o portfólio de cursos. Portfólio para além dos chamados “cursos core”, diretamente relacionados a tecnologias de meios de pagamentos.

A abordagem de economia da inovação da Análise Econômica, somada a vasta experiência acadêmica da equipe calhou como uma luva e, então, a parceria se firmou.

O que a AE oferece e desde quando?

Desde maio de 2022, a Análise Econômica entrega palestras, cursos e treinamentos, presenciais ou remotos, para diversos clientes da Mastercard Academy. Atualmente, são dois formatos principais:

  1. Open – cursos abertos para a comunidade Mastercard e cada pessoa pode se inscrever individualmente;
  2. In Company – cursos fechados voltados para colaboradores de uma única organização.

Em ambos os casos, as atividades podem ser realizadas de forma presencial ou remota, sendo que nos últimos anos a modalidade remota tem sido a mais procurada. A AE entrega cursos em cinco eixos principais:

  1. Economia
  2. Finanças
  3. Gestão
  4. Negócios
  5. Inovação

Dentre os temas abordados nos cursos, temos Sistema Financeiro Nacional, Fintechs, Economia Brasileira, Blockchain e Criptomoedas, Estratégia e OKRs, Design Sprint, Lifelong Learning, Análise de Dados, Inteligência Artificial, dentre muitos outros.

Além de tudo isso, a Mastercard Academy conta com uma plataforma online chamada “Academy on the Web” (AoW), onde os colaboradores das empresas parceiras da Mastercard podem acessar diversos materiais e webinars sobre diversos assuntos. 

Atualmente, a Análise Econômica faz webinars mensais no AoW sobre conjuntura econômica e temas de tecnologia e inovação. 

Quais os resultados alcançados e os diferenciais?

“A AE é uma grande parceira que sempre nos atendeu com muita agilidade e profissionalismo. Quando precisamos de conteúdos e informações sobre economia, inovação e gestão, sabemos que podemos contar com a equipe da AE.”

Felipe Bressane, ex-Manager @ Mastercard Academy; atual Senior Managing Consultant @ Mastercard

“A Análise Econômica sempre traz conteúdos e informações relevantes e atualizados sobre gestão e economia, além de realizar treinamentos com qualidade e dinamismo. São bons parceiros da Mastercard Academy!”

Paula Gobato, Manager @ Mastercard Academy

—> Saiba mais sobre palestras, cursos e treinamentos realizados pela Análise Econômica.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts