Hoje teremos a continuação do bate-papo com os três fundadores da Análise Econômica: André Galhardo, André Prado e Franklin Lacerda. A empresa que começou da ideia de três estudantes, se consolida em 2024 ao receber o prêmio Ranking Top 5 da Pesquisa Focus pelas projeções da taxa de desocupação.
Com olhar otimista para o futuro empreendedor e uma missão inspiradora, os três sócios representam o “novo economista”. Confira a seguir as perspectivas para o futuro da AE.
Qual o momento mais desafiador na trajetória até aqui? E o que vocês consideram como a maior conquista?
Franklin Lacerda: Todo dia é um desafio diferente para quem empreende e, consequentemente, uma nova conquista. A gente celebra cada dia como se fosse um novo contrato – literalmente. Mas pontuando alguns momentos marcantes de nossa trajetória, creio que em 2018 tivemos um marco importante, pois sentíamos que estávamos nadando intensamente e morrendo na praia depois de quase três anos em um mercado altamente competitivo e concentrado.
O crescimento dos portais de economia estava estagnado, ninguém tinha validado efetivamente um modelo de negócios e a gente não queria somente ser um site de notícias. Atuavamos com projetos, mas queríamos encontrar uma forma de desenvolver entregas recorrentes. Até que, no final de 2018, fizemos nosso piloto com a Remessa Online e, desde então, seguimos juntos. Esse foi um período intensamente desafiador que terminou com uma grande conquista.
Mas ainda no hall das conquistas, abril de 2024 foi um marco importante, pois foi quando saímos pela primeira vez no ranking anual do Boletim Focus com o primeiro lugar para projeção da taxa de desocupação no país medido pela Pnad Contínua do IBGE. A premiação foi em um evento presencial na sede do Banco Central do Brasil, na Avenida Paulista, em SP e, para nós, foi um marco muito expressivo em nossa história.
“Maior conquista é estarmos juntos até aqui.”
André Galhardo: Maior conquista é estarmos juntos até aqui, aumentando a cada dia. Bom, o maior desafio foi quando percebemos que precisávamos ajustar a rota, logo após a tentativa de escalar o AEPro (uma assinatura mensal de análises econômicas).
André Prado: Bom falando em desafio, hmm… Certamente o desafio maior foi financeiro, começamos a empresa com 300 reais de capital social, não tínhamos salários. E, no início, dividíamos as contas da empresa. Então, começar algo sem dinheiro próprio ou externo, era um desafio, pois tínhamos que tocar a empresa e trabalhar em outros lugares.
A maior conquista, além de se manter em pé com toda essa dificuldade inicial, foi nos manter firmes mentalmente e certos de que tínhamos um bom negócio em mãos e precisávamos de paciência e suor. Depois disso, vem conquistas como: viver do negócio; aquisição de novos e grandes clientes; avaliação positiva de clientes; premiações.
Binóculos apontados para o futuro
Quais são os planos da empresa para o futuro?
Franklin Lacerda: Temos olhado o futuro com muito otimismo. O mercado continua em constante transformação. O segmento de consultoria econômica, em especial, está passando por mudanças significativas com o avanço da inteligência artificial e da ciência de dados. Estamos atentos a esses movimentos e esperamos entregar cada vez mais novidades aos nossos clientes atuais e futuros.
Não quero dar muitos spoilers, mas para deixar um gostinho de “quero mais” a quem nos acompanha, inovações virão em um futuro não tão distante. Acompanhem nossos canais e aguardem!
André Prado: Com certeza introduzir mais tecnologia no processo, já há projetos em andamento, mas como o Franklin disse não vamos dar spoilers.
André Galhardo: E claro que também é sempre crescer mais, expandir as operações e ser a consultoria das grandes empresas.
Como enxergam o papel da consultoria no cenário econômico futuro?
André Galhardo: Útil como um instrumento de apoio para empresas e governos que pretendem tomar decisões corretas diante da necessidade de escolha.
André Prado: Enxergo como uma empresa que vai levar informações e análises, das mais diversas formas. Mas sempre centrada na experiência do cliente, com muita tecnologia e customizada ao perfil de cada tomador de decisão.
Franklin Lacerda: Nossa visão reflete nossa expectativa: queremos transformar a economia brasileira e ser referência em fomento ao crescimento dos negócios com análises econômicas. Nesse sentido, nosso anseio é o de continuarmos crescendo em vários mercados. Além de desenvolver produtos e serviços para empresas de todos os portes e, cada vez mais, apresentarmos casos de uso de clientes que estão crescendo a partir de estratégias e decisões tomadas a partir de nossas análises. Essa é a nossa razão de ser.