BLOG DA AE

Visão rápida da semana: A produção industrial brasileira cresceu em outubro e o PMI industrial Zona do Euro caiu

visão da semana

Brasil: cenário doméstico ao longo da semana

A produção industrial brasileira cresceu 0,1% em outubro, após queda de 0,4% em setembro. Na
comparação anual, houve recuo de 0,5%, mostrando perda de ritmo da atividade.
O PMI industrial subiu de 48,2 para 48,8 pontos em novembro, mas segue abaixo de 50, indicando
contração pelo sétimo mês consecutivo.

O PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025 frente ao trimestre anterior, indicando uma
expansão muito modesta. Já a variação acumulada em 12 meses alcançou 2,5%.
O IGP-DI de novembro mostrou alta de apenas 0,01%, mostrando estabilidade após queda de
0,03% em outubro. O resultado reforça a desaceleração dos preços.

Cenário internacional: O PMI industrial Zona do Euro

O PMI industrial Zona do Euro caiu de 50 em outubro para 49,6 pontos em novembro, voltando ao campo de contração e refletindo a fraqueza da demanda. O índice de preços ao consumidor da Zona do Euro acelerou de 2,1% para 2,2% em novembro, acima das projeções, puxado principalmente por energia e alimentos. Já o núcleo da inflação permaneceu em 2,4%, mostrando resiliência dos preços aos consumidores, que segue relativamente elevado mesmo em um contexto de estagnação econômica.

Já o PMI de Serviços da China recuou para 49,5, a primeira vez que o indicador fica abaixo da linha
de 50 pontos em quase três anos. O PMI industrial chinês também sugere leve retração, com 49,9 pontos. Os dados apontam perda de fôlego na economia, afetada por fraca demanda, setor imobiliário lento e pressões externas.

Em resumo

A economia brasileira mostrou sinais de estabilidade, com avanço da indústria, retomada dos serviços e mercado de trabalho em um dos melhores momentos da série histórica. A taxa de desemprego caiu para 5,4%, enquanto o PIB cresceu 0,1%, exatamente como previsto pela Análise Econômica. No exterior, os principais indicadores reforçam um quadro global de moderação, com PMIs recuando na China e na Europa e atividade ainda resistente nos EUA, embora com sinais de enfraquecimento no mercado de trabalho.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts