BLOG DA AE

Difusão Tecnológica como força motriz do desenvolvimento econômico no Brasil.

difusão tecnológica

Em texto para o “I’m no economist”, Franklin Lacerda, CEO da Análise Econômica, destaca a importância da difusão tecnológica como força motriz do desenvolvimento econômico no Brasil.

A economia se desenvolve por meio de ciclos de mudanças tecnológicas, conhecidos como ondas de desenvolvimento movidos por “revoluções tecnológicas”. No país, esses ciclos são evidentes, criando oportunidades únicas devido a fatores específicos. Embora o Brasil siga líderes globais em inovação, possui suas próprias dinâmicas e desafios.

A inovação tecnológica é um elemento importante do desenvolvimento econômico, um conceito amplamente explorado pela economista Carlota Pérez – alguém que eu pessoalmente realmente gosto e cuja teoria adotei extensivamente em minhas análises.

Mas a inovação não é suficiente. A difusão é importante. Para Pérez, a difusão tecnológica é o processo pelo qual uma nova tecnologia se espalha por diferentes setores da economia e por toda a sociedade, levando à adoção e integração generalizadas nas práticas diárias.”

Em um texto que aborda as perspectivas e desafios para a inovação no Brasil, a disponibilidade dos recursos financeiros ainda que tenha aumentado segue com uma distribuição desafiadora. Iniciativas como a “Nova Indústria Brasil” visam revitalizar o setor industrial através da inovação, facilitando o acesso a financiamentos para P&D e desenvolvimento de soluções inovadoras.

Por outro lado, a demanda por novas tecnologias está crescendo no Brasil, impulsionada por uma classe média em expansão e maior acesso à internet. Enquanto a globalização facilita a difusão de inovações no território brasileiro, permitindo que empresas adotem e desenvolvam novas tecnologias. Franklin, ainda aborda:

  • O papel da difusão na Inovação
  • A dinâmica dos ciclos tecnológicos no Brasil
  • Disponibilidade de recursos financeiros
  • Concorrência e estrutura de mercado
  • Demanda do consumidor
  • Globalização e comércio internacional
  • Educação e capital humano
  • Ciclos econômicos

Leia o artigo completo em I’m No Economist.

I’m No Economist

O I’m No Economist é um portal dedicado a decifrar o potencial brasileiro para o investimento global. Franklin conheceu os fundadores da startup através de trabalhos anteriores em conjunto e, atualmente, atua como advisor.

Precisa de análises complexas e customizadas para o seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e conheça a AE Consulting.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts