A educação corporativa, se mostra uma aliada fundamental para enfrentar as mudanças constantes no mundo, sejam as mudanças através das evoluções tecnologias e socioeconômicas ou até mesmo embate geracional no mercado de trabalho. Através de treinamentos, cursos e programas de capacitação, as empresas investem no aprimoramento das habilidades e conhecimentos de seus funcionários, impulsionando a produtividade, a criatividade e o engajamento, fatores que se traduzem em resultados positivos para o negócio.
No Brasil, a educação corporativa vem ganhando cada vez mais importância e reconhecimento como um investimento estratégico que gera retornos concretos. Hoje, embarcaremos em uma jornada para desvendar o cenário da educação corporativa no país, explorando dados, tendências e os impactos dessa ferramenta essencial para o crescimento e a prosperidade das empresas brasileiras.
Desvendando os dados da educação corporativa no Brasil
Para melhor compreender o cenário da educação corporativa no país, a Associação de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), realizou a Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil com 497 respondentes e revela que 55% das ações são conduzidas por um professor. Há uma média de 23 horas de treinamento por colaborador no Brasil, enquanto nos Estados Unidos é de 33 horas.
Estatísticas de Mercado:
- Investimento em Ascensão: O investimento em educação corporativa no Brasil vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Em 2023, o crescimento em treinamentos por colaborador foi de 6%, com média de R$1.072,00.
- Horas de investimento: 24% das empresas consideram a quantidade de horas de treinamento por colaborador um dos principais critérios para definição do orçamento anual, assim há uma média de 23 horas de treinamentos.
- Distribuição do treinamento por público: maior parcela 49% dos treinamentos são para não líderes, seguido de 32% para gerências e supervisão e 19% para alta liderança.
Conteúdos abordados
Setor | Primeiro Lugar | Segundo Lugar | Terceiro Lugar |
Indústria | Comunicação | Inovação | Habilidades interpessoais |
Serviço | Cultura | Comunicação | Atendimento ao cliente |
Comércio | Atendimento ao cliente | Comunicação | Cultura |
Formato dos Treinamentos:
Antes da pandemia a educação corporativa contava com 70% das suas ações presenciais e 30% via EAD. Nos anos em que seguiram a pandemia essa lógica inverteu, sendo 30% presenciais e 70% EAD.
Em 2023, os indicadores começam a apontar uma tendência de retorno do presencial (38%).
Transformando educação corporativa em resultados
Um desafio comum, é como dimensionar a efetividade dos treinamentos, conectar os treinamentos à resultados demandam esforços, portanto é necessário que utilize de bons indicadores.
A maior parcela dos projetos de treinamento tem avaliação de reação (71%). Em seguida, 35% dos projetos têm avaliação de aprendizado, 22% avaliação de aplicabilidade, e assim sucessivamente.
- Aumento da Produtividade: Empresas que investem em educação corporativa observam um aumento de até 20% na produtividade de seus colaboradores.
- Melhora do Clima Organizacional: O investimento em educação corporativa contribui para um ambiente de trabalho mais positivo e engajador, reduzindo o estresse
Tendências para o futuro da educação corporativa no Brasil
As tendências para a educação corporativa acompanham em muito as mudanças tecnológicas e geracionais, afinal a forma com que os mais jovens aprendem não é mais a mesma de 50 anos atrás. As novas gerações são mais conectadas, gostam de vídeos mais curtos e preferem a troca de experiências e discussões. As bibliotecas deram lugar a buscadores on-line como o Google, as salas de aula podem ser virtuais e a aprendizagem pode ser assíncrona.
Todas essas mudanças impactam nas tendências da educação:
- Tecnologias Emergentes: a Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e gamificação já são realidade dentro dos treinamentos e a propensão é que seu uso aumente e seja aprimorado.
—->Saiba mais sobre os Impactos da Inteligência Artificial
- Personalização dos Treinamentos: A personalização é uma onda em toda cadeia de produção de serviços. De cosméticos à serviços de streaming, e não deixaria de ser na educação. Apesar de ser uma das grandes tendências, é uma das mais desafiadoras de escalar, afinal é necessário que se faça uma customização individual.
Implementar tecnologias como a IA, auxilia na personalização dos treinamentos auxilia na personalização dos treinamentos e possibilita o escalonamento.
- Aprendizagem Contínua: Ao contrário da crença popular, a educação não se limita a uma sala de aula ou a um período da vida. Longe disso, lifelong learning (ou educação continuada), é uma forma de pensar, um hábito, um comportamento frente a vida e suas escolhas.
—-> Saiba mais sobre Aprendizagem Continuada
Na Análise Econômica, cada curso é desenvolvido à partir do entendimento das necessidades de cada cliente. A personalização e facilitação permitem a cultura de aprendizagem.
Quer saber um pouco mais como a AE pode te auxiliar? Conheça a AE Campus.