BLOG DA AE

Fator previdenciário: o que é e como afeta sua aposentadoria

Mas doutor, eu ganhava muito mais do que isso, como vou viver com essa mixaria?

Em se tratando de aposentadoria, essa é uma das falas que mais escutamos no escritório.

Pesquisa divulgada esse mês pelo Serviço de Proteção ao Credito (SPC) revela que 60% da população não se prepara para a aposentadoria. O estudo apontou que 74,1% dos trabalhadores contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Contudo, seis a cada dez entrevistados disseram não fazer nenhum outro tipo de investimento visando a aposentadoria. O brasileiro não se planeja para sair do mercado de trabalho!

Para deixar a situação ainda mais alarmante, a maioria das pessoas desconhece o funcionamento da Previdência Social e o impacto de regras como a do fator previdenciário.

Um planejamento de aposentadoria bem estruturado e seguro deve necessariamente envolver investimentos privados, pois dificilmente será possível manter o padrão de vida contando apenas com a famosa “aposentadoria do INSS”.

Mas afinal, o que se entende por fator previdenciário e como ele pode afetar a aposentadoria?

Criado pela Lei 9.876/99, trata-se de um coeficiente multiplicativo aplicado para o cálculo dos benefícios previdenciários de aposentadoria por idade e tempo de contribuição.

Foi criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de desestimular a aposentadoria precoce.

São três fatores a serem considerados:

  • a idade da pessoa,
  • o tempo de contribuição, e
  • a expectativa de sobrevida do segurado (calculada conforme tabela divulgada anualmente pelo IBGE).

Resumindo: para chegar ao valor que você receberá de aposentadoria, o cálculo levará em conta a sua idade, o tempo que você contribuiu para a Previdência e a sua expectativa de sobrevida. Quanto menor a idade e maior a expectativa de vida, menor será o fator previdenciário e consequentemente o valor do benefício.

O que vemos na prática são perdas de em média 30% do salário de benefício. Um impacto brutal na renda do aposentado. Existem maneiras de “fugir” da aplicação desse fator, mas isso é conversa para outro texto.

O segredo é se planejar!

Dúvidas, críticas e sugestões? Entre em contato conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts