BLOG DA AE

Gerar mais valor aos empresários industriais de Goiás: o caso da FIEG

Quem é e o que faz a FIEG?

O Sistema Indústria é uma rede nacional de caráter privado, responsável por iniciativas de apoio ao setor industrial brasileiro. Integram essa rede a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e as Federações Estaduais da indústria.

As Federações de Indústrias estão presentes nos 26 estados e Distrito Federal. Elas defendem e representam as indústrias locais perante os governos estaduais e municipais. Além disso, fazem a conexão das empresas de sua região ou localidade com a CNI, por meio do oferecimento de informações sobre o cenário de atuação das indústrias, indicação de demandas e expectativas e execução de iniciativas e projetos conjuntos.

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) foi fundada em 17 de dezembro de 1950 por cinco sindicatos – das Indústrias da Construção e Mobiliário, da Indústria da Alfaiataria e Confecção de Roupas de Homem, da Indústria de Calçados, das Indústrias de Alimentação e das Indústrias Gráficas do Estado de Goiás.

Após sua fundação, a FIEG foi reconhecida por Carta Ministerial de 3 de abril de 1952 e instalada, oficialmente, em 1° de maio de 1952, no salão de honra da Federação do Comércio do Estado de Goiás. Com a criação da Fieg, logo também se instalaram em Goiás os departamentos regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Além disso, a FIEG é composta por 35 sindicatos patronais das indústrias, que representam um terço da economia goiana e geram centenas de milhares de empregos em todo o Estado de Goiás. Em sete décadas de história, a entidade participou de todos os grandes acontecimentos em Goiás que envolveram o setor industrial, colaborando decisivamente com os poderes públicos para implantação e consolidação do parque industrial goiano e de um ambiente de negócios competitivo

Qual foi a dor inicial?

Quando a FIEG chegou até a Análise Econômica, três dores muito claras foram apresentadas a nossa equipe:

  1. “precisamos de mais informação e menos dados”;
  2. “precisamos de análises que estejam conectadas com nossa região”;
  3. “precisamos que os entregáveis sejam customizados para gerar relevância ao nosso público”.

Em resumo, havia a necessidade de ir além do que o mercado já oferecia.

A FIEG, em sua busca por fortalecer o setor e torná-lo mais competitivo, estava à procura de análises customizadas para gerar mais valor aos empresários industriais de Goiás e fomentar o crescimento dos negócios

E a Análise Econômica tinha a solução perfeita: a AE Consulting.

O que a AE propôs e quando a parceria teve início?

Por meio da AE Consulting, a Análise Econômica propôs inicialmente um conjunto de relatórios customizados com análises periódicas do segmento industrial e agroindustrial de Goiás. O pacote inicial contemplava:

  • Relatório diário: com clipping e análise de movimentos de curtíssimo prazo de indicadores macroeconômicos e setoriais;
  • Relatório semanal: análises mais completas dos movimentos mais relevantes da semana e como esses movimentos impactavam a indústria goiana;
  • Relatório mensal: uma atualização mais profunda do cenário base da Análise Econômica sobre a indústria nacional e goiana. Junto com o Painel Mensal, há uma apresentação dos pontos-chaves do mês para os diretores dos sindicatos que compõem a FIEG e um momento para sanar dúvidas e questionamentos;
  • Relatório trimestral: duas leituras trimestrais nichadas, uma de caráter regional e outra de caráter setorial;
  • Relatório semestral: relatório profundo com o cenário geral da Análise Econômica para o longo prazo e os impactos sobre a indústria goiana.

Após as conversas iniciais em abril de 2022, a parceria teve início em junho do mesmo ano. Iniciamos a relação comercial com seis relatórios: dois semanais, dois mensais e dois trimestrais. Logo após as primeiras entregas, conjuntamente entendemos que “gerar relevância” demandaria explorar também outros formatos.

Desse modo, em linha com nossa proposta de customização, desenvolvemos novos produtos, tais como:

  • Alertas econômicos: análises curtas de eventos econômicos relevantes no mês e que não estão contemplados na agenda recorrente de indicadores;
  • Pílula econômica: análise descritiva e prospectiva da economia, enviada no formato de report, e compartilhada em grupos e diversos canais da FIEG;
  • Decifrando a economia: vídeos curtos para as redes sociais com comentários breves sobre o comportamento de indicadores econômicos relevantes para a região;
  • Painel Econômico FIEG: podcast quinzenal com uma análise panorâmica sobre o comportamento de indicadores econômicos e seus desdobramentos sobre a indústria goiana.

Além de tudo isso, ainda realizamos uma apresentação mensal junto a reunião de diretoria para comentar nossos cenários e tirar dúvidas dos sindicatos e industriais de Goiás. 

Quais os resultados alcançados e os diferenciais?

Tendo em vista nosso propósito em “produzir análises de economia holística que geram crescimento, valor e ações reais” aos nossos clientes, perseguimos constantemente a visão de “transformar a economia brasileira e ser referência em fomento ao crescimento dos negócios com análises econômicas acessíveis”.

Junto à FIEG, nossos estudos e materiais contribuem para entregar ainda mais valor para os empresários industriais de Goiás, gerar relevância para a FIEG e empoderar os empresários para tomar decisões e ações reais para que seus negócios continuem crescendo e trazendo prosperidade para Goiás.

Nas palavras de Sandro Mabel, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás,

Estamos super satisfeitos. Ampliamos o escopo de serviços aos empresários que formam a base da Fieg, sobretudo com o fornecimento de relatórios semanais e mensais que subsidiam a tomada de decisões. Também estreitamos a comunicação com o setor, por meio de disparos de pílulas com números da economia e ainda edição de podcast quinzenal, discutindo temas importantes e com impacto na competitividade dos negócios. A equipe da AE é sempre muito disponível e solícita às nossas demandas. Sem dúvida, uma parceria que veio para agregar e ficar!” 

Além disso, atuamos em estreita parceria com a área de comunicação da FIEG. Segundo Tatiana Reis, Assessora de comunicação:

“No âmbito da comunicação, a parceria com a Análise Econômica trouxe mais dinamismo no relacionamento que buscamos construir com nosso público interno e externo. Nosso foco é entregar informação relevante para os tomadores de decisões e desmistificar o economês para quem nos segue nas redes sociais. A estratégia tem dado certo, engajando nosso público no conteúdo e consolidando a Fieg como fonte em pautas regionais que envolvem o setor industrial.”

Para saber mais:

  1. acompanhe o site da FIEG para acessar os painéis semanais;
  2. escute o “Painel Econômico FIEG” no Spotify;
  3. acompanhe a FIEG no Instagram e no LinkedIn para acompanhar as pílulas e alertas da AE.

– – – – –

Curtiu? Está em busca de análises para sua área de inteligência de mercado e quer saber como a AE pode te ajudar? Conheça a AE Consulting e solicite uma consultoria gratuita.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts