BLOG DA AE

Magia da Economia

Será que a população sabe o que um economista faz? Você, por exemplo, consegue afirmar com confiança e tranquilidade o que um economista faz? Além disso, quais as percepções que as pessoas têm sobre economia? 

Como um mago, com dados históricos, modelos econômicos e decisões de política econômica em mãos, um economista analisa o passado, faz uma fotografia do presente e gera cenários sobre o futuro. 

Mas o que isso quer dizer? E o que de fato faz um economista? Vem que a AE te conta. 

Desvendando a profissão economista

De forma muito direta, os economistas são os “detetives” atrás de fatos históricos, dados e estatísticas. Com nossas análises, desvendamos tendências na atividade econômica, o humor do mercado, comportamento das empresas e atitudes dos consumidores. 

Utilizando métodos de análise estatística, matemática e programação – mas também muita história e ciências sociais – nós fornecemos insights valiosos. Além disso, recomendamos melhorias na eficiência de sistemas econômicos ou como aproveitar tendências emergentes. 

Tudo isso é colocado a serviço da construção, ampliação e preservação do patrimônio de pessoas, empresas e governos. Mas não só isso. Também desenvolvemos planos para resolver problemas financeiros, econômicos e administrativos em empresas de setores diversos. 

Mas como tudo começou?

A história da economia remonta à Antiguidade, com pensadores como Aristóteles e o conceito de oikonómos. No entanto, o britânico Adam Smith é considerado o pai da economia moderna, com sua obra “A Riqueza das Nações”. 

No Brasil, a profissão de economista foi oficialmente regulamentada em 1951, com a promulgação da Lei n° 1.411. Para se tornar um economista, é necessário obter formação superior em Ciências Econômicas e registro em um dos Conselhos Regionais de Economia. 

Os economistas são peças-chave na compreensão e na orientação das complexidades do mundo econômico em constante mudança. 

A vida de um mago da AE

Bem mais que trancar-se em um escritório com planilhas, números e muitos cálculos, aqui na AE temos como missão produzir análises de economia holística que geram valor, crescimento e ações reais.  E de que modo essa missão é praticada? 

Através da transformação que se faz em cada cliente! Seja produzindo conteúdo estratégico em economia, finanças, gestão, negócios e inovação ou, quem sabe, realizando análises macroeconômicas e setoriais para fornecer insights para tomada de decisão.

Além disso, há espaço para estudos sob demanda, incluindo as mais diversas pesquisas de público-alvo à análises de viabilidade, e  difusão de conhecimento através de treinamentos, palestras e workshops, transformando equipes para desafios ainda maiores. Tudo isso está a serviço de nossa visão: queremos transformar a economia brasileira e ser referência em fomento ao crescimento dos negócios com análises econômicas acessíveis.

E você, está preparado para transformar a economia brasileira?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts