No mundo corporativo atual, a análise e visualização de dados são essenciais para embasar decisões estratégicas. Contudo, para que esses dados tenham impacto, eles precisam ser apresentados de maneira acessível e envolvente. Você já ouviu falar sobre storytelling com dados?
Por que Usar Storytelling com Dados?
O conceito foi apresentado por Cole Nussbaumer Knaflic no livro “Storytelling com Dados: um Guia Sobre Visualização de Dados Para Profissionais de Negócios”. Trata-se de uma técnica que transforma números e informações em narrativas capazes de engajar, informar e influenciar decisões.
O tempo todo somos bombardeados com dados e, nas empresas, não seria diferente. Os profissionais enfrentam o desafio de tornar suas informações compreensíveis em reuniões e relatórios internos ou para clientes. É nesse momento que o storytelling com dados pode fazer toda diferença. Afinal, quando combinamos dados com storytelling, aumentamos a credibilidade das análises e facilitamos o engajamento. Uma vez que histórias são mais fáceis de lembrar, compartilhar e, o mais importante, de entender.
Passos para Criar um Storytelling com Dados Eficiente
- Entenda o contexto: O primeiro passo é saber quem é o público e o que ele precisa saber ou fazer. Por exemplo, um time de marketing pode precisar de uma apresentação que mostre o impacto de uma campanha em métricas específicas.
- Escolha um visual eficaz: Existem diversas maneiras de representar dados — gráficos, tabelas, mapas de calor, entre outros. A escolha depende da complexidade dos dados e do público-alvo. Para dados simples, um texto direto pode ser suficiente; para comparações, uma tabela pode ser ideal.
- Elimine a saturação visual: Elementos desnecessários, como bordas e linhas de grade, podem distrair o público. Priorize o uso de espaços em branco e reduza ao máximo os elementos visuais que não contribuem para o entendimento.
- Foque a atenção do público: Técnicas de percepção visual, como o uso de cores, tamanhos e negritos, ajudam a guiar o olhar do público para os pontos mais importantes da narrativa.
- Pense como um designer: Visualizações atraentes e funcionais fazem parte do storytelling com dados. Ao adotar uma abordagem de design, buscamos simplificar e tornar as informações acessíveis, considerando sempre que o objetivo é a clareza.
Praticando Storytelling com Dados
Para aplicar essas técnicas, pense em um exemplo concreto. Ao apresentar dados sobre vendas trimestrais, comece contextualizando o cenário de mercado e as metas, em seguida mostre os resultados com gráficos e finalize com um plano de ação baseado nos insights.O storytelling com dados é uma habilidade valiosa para profissionais de negócios que buscam engajar e influenciar. Uma outra dica valiosa para as empresas é adotar cursos que foquem neste tipo de aprendizado para suas equipes. Neste caso a AE Campus pode te auxiliar, saiba mais aqui.