Para fechar o assunto do preço dos carros, há um terceiro aspecto, além do custo da mão de obra e do poder de mercado: os impostos! Sempre que se escuta o tema “preços no Brasil”, qualquer que seja o bem de consumo, em especial os carros, coloca-se grande parte da culpa nos altos tributos cobrados pelo governo. Mas porque eles impactam tanto no preço?
Veja bem: o salário do operário possui altos encargos e impostos (INSS, FGTS, IR e outros); na linha de produção tem mais impostos (IPI); na distribuição do bem também (ICMS); na venda tem (ISS); na hora de apurar a receita das vendas tem impostos (PIS e COFINS); se a empresa der lucro também tem imposto (IR e CSLL)… Ufa, bastante, né?E ainda tem mais.
No último post falamos que há quase 50 marcas de carro no Brasil, mas muitas delas são importadas, e nesse sentido, ainda tem o Imposto sobre Importação, que é bastante elevado para proteger a indústria interna (isso configura uma barreira de entrada). E isso também contribui para manter o poder de mercado das grandes, pois muitas empresas que estão tentando montar fábrica no Brasil precisam importar peças, máquinas, equipamentos e os impostos sobre a importação pesam no custo.
Existem mais alguns fatores que exigem maior detalhamento, por conta de sua complexidade, como a questão da infraestrutura; e outros que dificilmente saberemos ao certo, como a margem de lucro das empresas. Mas de todo modo, a partir dessa breve explicação sobre a tributação, você consegue imaginar o custo de todos esses impostos juntos? É bastante pesado. Assim, a tríade custo da mão de obra, poder de mercado e altos impostos contribuem para a elevação dos preços dos carros.
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Para saber mais:
Tributos sobre vendas – http://bit.ly/17ej6tU
Encargos sociais sobre a folha de pagamento – http://bit.ly/1BjaBec
Imposto de importação – http://bit.ly/1Jnt3Xw
Gol 1.0 Volkaswagen – http://bit.ly/1tuW8UO
Créditos da imagem: http://bit.ly/1A2MjDo