BLOG DA AE

Conteúdos complexos: um quebra-cabeças de histórias

conteúdo complexo

Você já deve estar cansado de ler por aí que o mundo está saturado de informações e que a capacidade de comunicar de forma clara e concisa se tornou mais do que nunca crucial para falar com seu cliente. E por vezes para comunicar seu serviço ou produto exige falar de conteúdo complexos. 

Ou até mesmo para gerar valor e relevância para seu público é preciso falar de assuntos como política e economia, que podem ser desafiadores. Mas afinal como, descomplicar temas complexos e torná-los acessíveis

Vamos imaginar a comunicação como um quebra cabeça, nos acompanhe!

Entendendo o seu desenho e dimensão

Por mais clichê que pareça, o primeiro passo para descomplicar qualquer conteúdo é entender o público-alvo. Quando começamos a montar um quebra-cabeça, o que olhamos primeiro?

A quantidade de peças, ou seja, a dimensão do seu público e, é claro, entende-se o desenho: como é seu público? Quais são suas necessidades e interesses? 

Responder a essas perguntas te ajudará a adaptar a linguagem, os exemplos e a abordagem do conteúdo à realidade do seu público.

Simplifique a montagem

Quando montamos um quebra cabeça seja com amigos, ou até mesmo quando éramos criança – simplificamos a montagem separando as peças do entorno. Com a linguagem segue o mesmo raciocínio, simplifique!

Evite jargões técnicos, termos específicos e linguagem rebuscada. Comece a buscar pelas suas primeiras peças, as suas primeiras palavras foram simples e diretas. Então use-as para que  sejam facilmente compreendidas pelo público em geral. 

Utilize linguagem coloquial e evite frases longas e complexas.

Construindo o complexo

Depois do seu entorno construído, para continuar é preciso organizar as peças e destrinchar a complexidade do desenho desse quebra cabeças. E o que isso quer dizer?

Precisamos pensar na aplicação prática do conhecimento. Utilize exemplos do cotidiano para ilustrar conceitos abstratos e tornar os conteúdos mais relevantes para o público. Conte histórias, narre casos reais e faça analogias com situações rotineiras..

O efeito visual das peças montadas

Todos montam um quebra cabeça que julga interessante visualmente ou belo. E isso vai além do entretenimento do jogo ou do treino cognitivo que sua aplicação oferece. O mesmo acontece com a comunicação, é preciso pensar no visual do conteúdo.

O visual é uma ferramenta poderosa para descomplicar conteúdos complexos. Utilize gráficos, imagens, tabelas, infográficos e vídeos (ou até mesmo um texto simétrico) para complementar as informações textuais e tornar os conteúdos mais atraentes e fáceis de assimilar.

A interação entre peças e pessoas

Quando as peças se conectam a magia do desenhando se forma em frente os nossos olhos acontecem. E com conteúdos complexos o mesmo acontece, a conexão entre o texto e pessoas pode ser mágico e medido através da interação.

A interatividade é fundamental para manter o público engajado. Utilize quizzes, perguntas, enquetes e outros recursos interativos para estimular a participação do público e tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e divertida.

DescomplicAE

Na Análise econômica tornar a economia acessível é nossa rotina. A economia não precisa ser difícil.

E como tornamos a economia acessível? 

Com clientes como a FIEG e o podcast Painel Econômico, a informação chega de forma fácil a todos que estiverem conectados a uma plataforma de streaming.

Além disso, mensalmente disponibilizamos um painel setorial de Fintechs pelo blog da Análise Econômica.

Formatos diferentes de conteúdos descomplicados, informativos e atraentes, que ajudam pessoas que não são especialistas a entenderem o impacto da economia em sua rotina e negócios. 

—> Leia mais em 5 desafios ao produzir conteúdo sobre economia.

E não esqueça:

  • A clareza é fundamental: Priorize a clareza e a concisão em seus conteúdos. Evite ambiguidades e frases longas e complexas.
  • Seja criativo: Utilize diferentes formatos de conteúdo, como artigos, vídeos, podcasts e infográficos, para manter o público engajado.
  • Seja paciente: Descomplicar conteúdos complexos requer tempo e esforço. Não desanime se os resultados não forem imediatos. Continue aprimorando suas habilidades e buscando novas formas de se comunicar de forma clara e eficaz.

Quer descomplicar a economia com a Análise Econômica? Entre em contato com nossos especialistas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts