Em um mundo de constantes mutações, parece que todos precisam ser um super herói para dominar uma boa estratégia de vendas. Mas um caminho ainda mais fácil e assertivo para alavancar negócios está no estudo das variáveis. Já pensou em utilizar de cenários econômicos em seu time comercial?
O cenário econômico é uma projeção do futuro da economia, elaborada com base em análises de tendências, indicadores e eventos relevantes. Sendo assim é um ótimo aliado para a tomada de decisões estratégicas por empresas, governos entre outros agentes econômicos. Mas afinal, como usar a economia a favor do meu time de vendas?
Leia a seguir.
Os superpoderes dos cenários econômicos para sua estratégia de vendas
A projeção de cenários econômicos está muito atrelado a tomadas de decisão, mas pouco se fala em seu uso para estratégia de vendas. Quais seriam os superpoderes para alavancar o negócio?
- Visão de raio-x: Cenários econômicos funcionam como um raio-x que desnuda as tendências do mercado, revelando oportunidades e desafios antes mesmo que se tornem aparentes.
- Agilidade felina: Ao antecipar os impactos das mudanças no panorama econômico, times de vendas podem se adaptar com a agilidade de um felino, ajustando suas estratégias e táticas para conquistar o sucesso.
- Precisão cirúrgica: A análise de cenários permite direcionar os esforços de venda com a precisão de um cirurgião, focando nos segmentos e clientes com maior potencial de crescimento.
- Confiança inabalável: A compreensão dos cenários econômicos garante à equipe a confiança necessária para enfrentar qualquer turbulência, tomando decisões estratégicas com base em dados concretos.
Como usar cenários econômicos para estratégia de vendas
Os cenários econômicos podem ser utilizados nos mais diversos setores e pelos mais variados tomadores de decisões para tomadas de decisões, planejamento estratégico, gestão de risco e alocação de recursos. Mas quando o assunto é o time de vendas, utilizar de indicadores econômicos pode soar estranho. Domine a arte da análise:
- Esteja com o radar ligado: Monitorar indicadores macroeconômicos, como inflação, taxa de juros e PIB, é crucial para identificar os primeiros sinais de mudanças No comportamento dos consumidores;
- Busque por consultoria especializada: Buscar por apoio de especialistas em economia e mercado pode fornecer percepções valiosas através de construção de cenários mais precisos;
- Faça simulações: Aproveite e faça simulações de diferentes cenários, assim testará a robustez da estratégia de vendas, identificando as suas forças e fragilidades;
- Estimule a cultura de aprendizado: Um ambiente de aprendizado contínuo, onde propicie a equipe se manter atualizada sobre notícias e tendências do mercado, é crucial para o sucesso da sua estratégia de vendas.
—-> Leia mais sobre aprendizado contínuo ou termo da vez – Lifelong Learning.
Transformando em ações
Transforme os dados para além das estratégias de vendas e incorpore o conhecimento as ações táticas dos times, com:
- Propostas sob medida: Ofereça soluções customizadas que agreguem valor e se encaixem a realidade dos clientes em diferentes cenários;
- Lançamentos de produtos e serviços: Encare os cenários econômicos e os indicadores como aliados decisivos na decisão para lançamentos;
- Descontinuidade de produtos e serviços: Assim como há um melhor momento para anunciar uma nova solução, também existe um melhor momento para descontinua-lo. Um bom exemplo seria a Apple com o Iphone;
- Time preparado para adversidades: prepare seu time para os mais diversos cenários, certamente respondem melhor a mudanças.
Uma boa estratégia de vendas está atrelada a capacidade de adaptabilidade do negócio aos cenários futuros. Na Análise Econômica cenários econômicos são como uma bússola para os times, que analisam as possibilidades e como melhor atender cada cliente.
Domine os cenários econômicos para alavancar sua estratégia de vendas. Fale com nossos especialistas.